Geral, Institucional, Sala de Imprensa

26.12.2022

Colégio Bom Jesus está com matrículas abertas para 2023

link copiado
Colégio Bom Jesus está com matrículas abertas para 2023

O Colégio Bom Jesus está com matrículas abertas para o ano letivo de 2023 em todas as suas mais de 35 unidades nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Para realizar a matrícula, basta ir até uma unidade do Colégio mais próxima. Por meio do site bomjesus.br, também é possível agendar uma visita a um dos colégios para conhecer de perto a estrutura e a proposta pedagógica, na prática.

O Colégio Bom Jesus atua com Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Novo Ensino Médio, além de programas educacionais exclusivos, como:

Cambridge International - Currículo Internacional

Em parceria com Cambridge Assessment International Education, um departamento da Universidade de Cambridge, o Colégio oferece currículo internacional elaborado com base em práticas pedagógicas globais, de maneira integrada ao currículo do Bom Jesus, do 1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental.
 
Por meio da língua inglesa, os alunos estudam componentes do currículo Cambridge International, como Global Perspectives, Art and Design, Digital Literacy, ao mesmo tempo que desenvolvem as competências e habilidades necessárias para se tornarem cidadãos bilíngues globais, preparados para os desafios do século 21: criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação.
 
Desde a Educação Infantil, a língua inglesa faz parte da rotina das crianças. Em um ambiente bilíngue, elas aprendem inglês por meio da exploração, da experimentação e da interação lúdica.
 
A exposição diária ao idioma, as experiências pluriculturais e o programa acadêmico de excelência preparam os alunos para cursarem com sucesso o currículo internacional de Cambridge. 

Programa Bilíngue

Abrimos caminhos e ampliamos horizontes para novas culturas, diferentes perspectivas e valores que, somados ao amor, proporcionam uma formação completa. Nosso Programa Bilíngue promove a aprendizagem da língua inglesa de forma integrada a outros conteúdos.

A exposição diária ao idioma, as experiências pluriculturais e o material didático especialmente elaborado para contextos bilíngues propiciam o desenvolvimento das habilidades linguísticas em uma perspectiva de mindset global.

Oxford Quality School

Por meio do Oxford Quality Programme, o Bom Jesus integra um grupo seleto de instituições de ensino do mundo todo, comprometidas com a excelência no ensino da língua inglesa e que buscam manter padrões educacionais elevados.

Essa parceria oferece suporte pedagógico para o desenvolvimento contínuo da escola no que se refere a materiais didáticos, soluções digitais e capacitação profissional dos professores.

High School

O programa High School Bom Jesus oferece aos alunos a oportunidade de cursar, simultaneamente, o Ensino Médio brasileiro e a High School norte-americana. Uma experiência única, que possibilita a vivência em um ambiente acadêmico pluricultural, sem sair do país.

As disciplinas do currículo americano são ministradas em inglês, no modelo blended learning, que combina aulas ao vivo com professores generalistas e a tutoria on-line de professores especialistas, diretamente da Texas Tech University. Essa parceria garante a dupla diplomação: um grande diferencial que facilita o ingresso em universidades no exterior.

EDUCAÇÃO DIGITAL

Entre os diferenciais do Colégio Bom Jesus está a Educação Digital, que utiliza tecnologias e ferramentas modernas e inovadoras, ampliando as possibilidades de aprendizagem em novos cenários.

Além disso, todas as unidades do Bom Jesus utilizam os recursos da plataforma Google Workspace for Education, sendo que alguns colégios já possuem a certificação de Escola de Referência Google for Education. Este é um selo concedido às instituições de ensino inovadoras, que incorporam ferramentas educacionais digitais da multinacional de tecnologia e que possuem professores com certificação educacional específica do Google.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Iniciação Científica é outro grande diferencial do Colégio Bom Jesus, trazendo para a Educação Básica os meios e a motivação necessários para, a partir da pesquisa, promover a geração de descobertas e a produção de novos conhecimentos pelos alunos.

Para consolidar os conhecimentos em pesquisas, os alunos participam da Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio (Ficem), da Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental (Ficef) e da Ficef Jr, para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Realizadas anualmente, proporcionam momentos exclusivos para a exposição dos trabalhos científicos e o intercâmbio de experiências.

PRÁTICA ESPORTIVA

O Projeto Esporte do Colégio Bom Jesus complementa a formação da cidadania por meio do desenvolvimento dos valores adquiridos pela prática esportiva, como o espírito de participação, de cooperação, disciplina, superação e respeito ao próximo. Algumas modalidades oferecidas são voleibol, basquetebol, handebol, judô, natação, futsal, dança e outras opções de acordo com a disponibilidade de cada unidade. Além disso, alunos interessados têm a oportunidade de integrar equipes para representar o Colégio em competições e torneios esportivos.

MATERIAL DIDÁTICO PRÓPRIO

O Colégio Bom Jesus possui um setor específico para discutir todos os assuntos que envolvem a prática pedagógica: o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP). O Colégio conta com especialistas que desenvolvem materiais didáticos e todo encaminhamento pedagógico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Para instrumentalizar esse trabalho, o CEP tem como parceira, na produção dos livros didáticos e paradidáticos, a Editora Bom Jesus.

Os livros didáticos priorizam a contextualização, a integração e a interdisciplinaridade por meio da abordagem investigativa e do incentivo ao desenvolvimento de projetos e pesquisas que extrapolam o ambiente escolar. A Editora é membro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e faz parte da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

DEPARTAMENTO DE SAÚDE ESCOLAR

O Departamento de Saúde Escolar (DSE) conta com uma equipe de especialistas, como pediatras, psicólogos e enfermeiros, que atuam diretamente para o bem-estar dos estudantes. Um dos projetos promovidos pelo DSE é o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, em que são trabalhadas, por exemplo, habilidades para a resolução de conflitos, a comunicação assertiva, o respeito, a resiliência, entre outras.

Novo Ensino Médio

O Colégio Bom Jesus prima por preparar seus alunos para a vida, e não apenas para os resultados em vestibulares. Assim, com o Novo Ensino Médio, desenvolve uma aprendizagem que proporciona aos estudantes maior autoconhecimento, autonomia e protagonismo, tendo como ferramenta para tanto o trabalho com os componentes curriculares da Formação Geral Básica, Itinerários e Eletivas. Além disso, o Colégio possui o programa Fera, que desenvolve iniciativas de estudo a fim de preparar os alunos para os mais desafiadores vestibulares, concursos e também para o Enem.

PROJETO DE VIDA E HUMANISMO SOLIDÁRIO

O Grupo Educacional Bom Jesus se inspira nos valores e nas virtudes de São Francisco de Assis para estimular e orientar os alunos na sua jornada de aprendizado, sempre prezando pelo cuidado físico e emocional.

Um desses projetos é o “Virtudes e Atitudes”, que em 2023 completa 20 anos. Essa iniciativa insere alunos, familiares, professores e sociedade em uma partilha de conhecimento e consciência de responsabilidade social. A cada série, os professores trabalham uma virtude com seus alunos.

“Dizemos que o amor é o jeito Bom Jesus de ser e ensinar, pois acreditamos que essa é a principal das virtudes humanas e ela está presente em cada momento da jornada educacional da nossa instituição”, explica o gerente pedagógico do Bom Jesus, Marcelo Bianchini Favaro.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a aprendizagem é focada em resolução de problemas e desenvolvimento de projetos, com abordagem integrada à Amorografia (embasada no amor e nas virtudes franciscanas). Já nos anos finais, o hábito dos estudos é ressaltado com o desenvolvimento da argumentação e defesa de ideias, com respeito e empatia. Por fim, durante o Novo Ensino Médio, o enfoque é no autoconhecimento, no protagonismo e na autonomia, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes.

Já o Projeto Bom Jesus Social tem como objetivo principal educar para o humanismo solidário; formar profissionais comprometidos com o meio social em que estão inseridos; contribuir para uma constante interação entre a teoria e a prática; compreender a relevância de se estender a mão aos que nada têm; encontrar alegria na prática do bem aos menos favorecidos, como fez São Francisco de Assis.

O Projeto de Vida é um dos eixos fundamentais do Novo Ensino Médio que contribui para a formação integral do estudante. No Colégio Bom Jesus, o Projeto de Vida é desenvolvido para além de um componente curricular, pois as atividades pedagógicas visam estabelecer relações com a realidade do jovem e da sociedade em que ele vive.