Blog

12.01.2024

Atividades de férias que podem auxiliar no aprendizado

link copiado
Atividades de férias que podem auxiliar no aprendizado

As férias escolares são um período ansiosamente esperado pelas crianças e pelos adolescentes. E esse tempo livre é uma oportunidade para aliar diversão e aprendizado.

O objetivo de relacionar o aprendizado com o lazer é consolidar as ideias trabalhadas em sala de aula, por meio de associações, e ampliar os conhecimentos a partir de novas experiências. Abaixo, preparamos uma lista de atividades que promovem o enriquecimento educativo durante as férias.

Visitas a Museus e Centros Culturais

Aprender história e cultura com profundidade envolve uma imersão nesses conhecimentos. Por isso, aproveitar as férias para visitar museus e centros culturais é uma ótima forma de estimular a curiosidade e ampliar o conhecimento.

Essas visitas podem ser educativas, abrindo a mente das crianças e dos adolescentes para novos conhecimentos. Além disso, esse tipo de atividade é uma forma de aprender mesmo nos momentos de lazer.

Oficinas de Artes e Artesanato

Estimular a criatividade das crianças e dos adolescentes é fundamental, mesmo no período de férias. Oficinas de arte, artesanato e outras atividades artísticas são perfeitas para isso, pois, além de serem divertidas, ajudam no desenvolvimento de habilidades manuais e na expressão de sentimentos e ideias.

Essas experiências contribuem para a construção de habilidades socioemocionais, de competências individuais e da criatividade. Esses conhecimentos tão enriquecedores para a vida desses jovens só podem ser adquiridos de forma prática.

 Programas de Voluntariado

Participar de programas de voluntariado pode ser uma experiência enriquecedora. Além de contribuir para a comunidade, é uma forma de aprender sobre responsabilidade social e desenvolver a empatia.

Por isso, aproveite o tempo livre para se envolver, juntamente com o seu filho, em projetos que ajudem a construir um mundo melhor. Essas experiências são extremamente enriquecedoras e instrutivas.

Tecnologia e inovação

A tecnologia está em constante evolução e, inevitavelmente, tanto as crianças quanto os adolescentes estão expostos a essas mudanças. Isso não precisa ser algo negativo. Pelo contrário, com equilíbrio e inteligência é possível usar esses recursos a favor do desenvolvimento do seu filho.

Games educativos, experiências imersivas e cursos de tecnologia são ótimas estratégias para estimular o pensamento lógico e as habilidades de resolução de problemas. Essa é uma forma eficiente de combinar aprendizado e diversão.

Hábito de leitura

Incentivar a leitura jamais deve sair da lista. Escolher livros de diferentes gêneros e autores amplia horizontes e melhora habilidades de leitura e escrita. Além disso, essa é uma estratégia infalível para despertar a criatividade.

Ter a leitura como um hábito, mesmo no período de férias, é essencial no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Essa prática é extremamente benéfica para o pensamento crítico, a memória, o vocabulário e para diversas outras áreas. Sendo assim, incentive seu filho a ler!

Educação Ambiental

Conectar-se com a natureza é muito importante para o equilíbrio da saúde e da mente. Por isso, aproveitar o período de férias para fazer passeios ecológicos e atividades de educação ambiental promove a conscientização sobre a preservação ambiental.

Essas atividades também ensinam sobre a importância da sustentabilidade e de diferentes ecossistemas. Todos esses conhecimentos são extremamente enriquecedores no desenvolvimento do seu filho.

Atividades Culinárias

Cozinhar pode ser uma atividade prática e divertida. Essa é uma forma de  crianças e adolescentes aprenderem sobre nutrição, medidas e alimentos. Além disso, é uma excelente atividade para fazer em família.

As férias são o momento ideal para explorar novos interesses e habilidades. Essas atividades, além de divertidas, agregam um valor educativo significativo à vida dos estudantes, incentivando a curiosidade, a criatividade e o amor pelo aprendizado.

O Colégio Bom Jesus incentiva o aprendizado por meio das mais diversas atividades extracurriculares. Conheça as disponíveis na unidade mais próxima de você.

 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS