Blog

13.11.2023

Educação financeira: aprendendo a lidar com dinheiro

link copiado
Educação financeira: aprendendo a lidar com dinheiro

A vida financeira é parte importante da vida de todas as pessoas. Porém, não é incomum que até os adultos tenham dificuldade de lidar com ela. É por isso que queremos ajudar você a orientar as crianças desde cedo sobre como o manejo financeiro faz a diferença.

No Colégio Bom Jesus, a educação financeira é parte da educação dos alunos. Para isso, buscamos explorar maneiras de tornar essa jornada leve, eficaz e até mesmo divertida para os pequenos. Afinal, oferecer essa disciplina aos nossos alunos não apenas é parte de nosso compromisso educacional, mas também uma forma de abrir caminhos para um futuro ainda melhor para eles.

Despertando o interesse da criança na educação financeira

Para despertar o interesse das crianças pelo universo financeiro é indispensável contar com recursos lúdicos e divertidos. Nesse sentido, jogos educativos são excelentes aliados para isso, pois eles ajudam a transformar o aprendizado em uma experiência envolvente.

A ideia é criar associações positivas com conceitos como poupança, gastos e, até mesmo, investimentos. Com isso, podemos construir uma base sólida para que, no futuro, elas cresçam compreendendo a importância de lidar bem com o dinheiro.

Além disso, contar histórias que envolvam situações financeiras do dia a dia pode ser uma maneira eficaz de transmitir esse conhecimento. Dessa forma, a educação financeira pode ser leve e natural, incentivando a curiosidade das crianças sobre como o dinheiro funciona.

Estimulando o lado empreendedor

Ainda na infância o ideal é  incentivar o lado empreendedor dos alunos. Nessa fase, já é possível encorajá-los à venda de produtos caseiros, por exemplo. Isso não apenas ajuda a desenvolver habilidades práticas, mas também fomenta a compreensão do valor do trabalho e do dinheiro.

Esse tipo de empreendedorismo pode começar de maneira simples, como a venda de artesanatos, doces ou serviços para a comunidade. Ao envolver as crianças em pequenos empreendimentos, proporcionamos oportunidades para aprender sobre gestão financeira, marketing pessoal e responsabilidade. Dessa forma, eles começam a entender que o dinheiro não surge do nada, mas é fruto do esforço e da iniciativa pessoal.

Aprendizado prático

Quando o assunto é aprender sobre finanças, a experiência prática é muito bem-vinda. Seja gerenciando a mesada ou os lucros de uma iniciativa empreendedora, esse contato traz visão realista sobre a vida financeira. Afinal, a sensação de ganhar dinheiro por meio de esforço próprio é uma lição muito valiosa.

Além disso, essas experiências práticas proporcionam às crianças a oportunidade de explorar áreas de interesse, desenvolver habilidades e compreender a relação entre esforço e recompensa. Essa abordagem prática é essencial para formar adultos que não apenas entendem conceitos financeiros, mas também sabem aplicá-los em situações do cotidiano.

Lidar com dinheiro desde pequeno é como aprender a andar de bicicleta. É meio difícil no começo, mas, com o tempo, a gente pega o jeito. Investir nisso é investir em adultos que vão encarar a vida financeira de cabeça erguida, sem medo dos desafios.

O Colégio Bom Jesus está sempre focado em capacitar os alunos para que se tornem adultos bem preparados para a vida. Por isso, trabalhamos a educação financeira desde cedo com nossos alunos. Quer saber mais sobre o jeito Bom Jesus de ser e ensinar? Agende uma visita e venha nos conhecer.
 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS