Blog

31.05.2023

A importância da brincadeira na Educação Infantil

link copiado
A importância da brincadeira na Educação Infantil

No processo de crescimento e aprendizado das crianças, a brincadeira dentro da escola desempenha um papel fundamental. Além de ser uma atividade divertida, a brincadeira é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil.

Os primeiros anos de escolarização têm um papel fundamental na construção da identidade da criança. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a brincadeira como um dos seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Por meio da brincadeira as crianças têm a chance de explorar o mundo ao seu redor, enquanto adquirem habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Além disso, o desenvolvimento da criatividade está diretamente ligado à  brincadeira na Educação Infantil.

Neste artigo, vamos explorar a importância da brincadeira na escola para o desenvolvimento infantil e como o Colégio Bom Jesus explora essa questão como uma das estratégias pedagógicas. Confira a seguir!

Brincadeira na Educação Infantil

Nos primeiros anos de uma criança diversas habilidades são desenvolvidas. Inclusive, a neurociência comprova que essa fase é uma janela muito importante tanto para o aprendizado e o desenvolvimento quanto para a saúde  mental, física e socioemocional da criança.

O Colégio Bom Jesus investe na brincadeira e aproveita as atividades para estimular o desenvolvimento dos pequenos. Isso porque as experiências dessa fase estabelecem o fundamento do desenvolvimento integral de uma pessoa. A seguir, vamos abordar alguns pontos trabalhados por meio da brincadeira na Educação Infantil.

Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo das crianças está diretamente relacionado com o brincar. O motivo disso é que, durante as brincadeiras, elas são expostas a diferentes estímulos sensoriais, o que instiga as habilidades perceptivas.

Em atividades como quebra-cabeças, por exemplo, as crianças exercitam a concentração, a memória e a resolução de problemas. Jogos de montar e construir ajudam a desenvolver habilidades espaciais, enquanto jogos de faz de conta estimulam a imaginação e a criatividade, além de contribuir para a vivência de algumas das situações sociais.

Além disso, a brincadeira promove o desenvolvimento da linguagem, uma vez que as crianças interagem e se comunicam com outras durante as atividades lúdicas. Dessa forma, elas aprendem a expressar seus pensamentos, a compartilhar ideias e a compreender as regras do jogo, fortalecendo assim suas habilidades linguísticas e de interação social.

Desenvolvimento emocional

A brincadeira também desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional das crianças. Isso porque, durante as atividades e a interação com outras crianças, elas experimentam diferentes emoções, como alegria, tristeza, medo e frustração, de forma segura e controlada.

Nesse sentido, essa vivência emocional ajuda as crianças a compreenderem e lidarem com os próprios sentimentos, trabalhando a inteligência socioemocional. Por meio da brincadeira, as crianças também aprendem a trabalhar em equipe e a desenvolver empatia.

Além disso, a brincadeira em grupo proporciona às crianças a oportunidade de aprender a compartilhar, a cooperar e a resolver conflitos. Dessa forma, elas aprendem a respeitar as opiniões e os limites dos outros, desenvolvendo habilidades sociais essenciais para a vida em sociedade.

Desenvolvimento físico e motor

Correr, pular, dançar e brincar ao ar livre são atividades que promovem o exercício físico e o desenvolvimento dos músculos e habilidades motoras das crianças. Os jogos que envolvem coordenação motora, como amarelinha e pular corda, ajudam as crianças a desenvolver o equilíbrio.

Por esse motivo, o Colégio Bom Jesus oferece diferentes ambientes, com diferentes tipos de superfícies, variadas, planas e inclinadas, para as crianças brincarem enquanto exercitam a habilidade de escalar e se equilibrar, além de fortalecer a musculatura e desenvolver o reflexo. Desse modo, elas aprendem em contato com diferentes texturas, cheiros e sons, o que enriquece sua experiência sensorial.

Estimulando a brincadeira na Educação Infantil

Na fase de desenvolvimento infantil, tanto os pais quanto o colégio desempenham um papel fundamental na promoção da brincadeira. Por isso, separamos algumas dicas para que você também faça parte desse processo ativamente.

Tempo e espaço para brincadeiras

Reservar um tempo diário para brincar com seu filho e criar um ambiente seguro e propício para atividades lúdicas é uma forma de contribuir para o desenvolvimento saudável dele. Por isso, permita que a criança tenha acesso aos brinquedos adequados para a faixa etária e a encoraje a explorar a brincadeira de forma criativa.

Brincadeira ao ar livre

Brincar ao ar livre, seja em um parque, jardim ou quintal é essencial para o desenvolvimento infantil. Isso porque o contato com a natureza oferece inúmeras oportunidades de descoberta e estimula o progresso das percepções sensoriais. Sendo assim, sempre que possível, proporcione atividades ao ar livre para o seu filho.

Variedade de brinquedos e materiais

Disponibilizar diferentes brinquedos e materiais é uma ótima forma de estimular a imaginação e a criatividade das crianças. Brinquedos simples, como blocos de construção, lápis de cor e fantoches, podem proporcionar horas de diversão e aprendizado.

Brincadeiras em grupo

A interação social e a colaboração entre as crianças são alguns pontos trabalhados nas brincadeiras em grupo. Propiciar esses momentos vai ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais, como comunicação, cooperação e resolução de conflitos.

Valorize a importância do brincar

Demonstrar entusiasmo e interesse pelas brincadeiras de seu filho, além de participar ativamente das atividades lúdicas, fortalece o vínculo com a criança.  Isso vai demonstrar que você valoriza o tempo com ela e auxiliará no desenvolvimento de  memórias importantes.

A brincadeira é muito mais do que apenas diversão para as crianças. Ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social. Por meio da brincadeira, as crianças aprendem, exploram o mundo ao seu redor, adquirem habilidades essenciais.

O Colégio Bom Jesus também estimula a aprendizagem por meio da brincadeira para trabalhar o desenvolvimento infantil. Quer saber mais sobre o Colégio Bom Jesus? Agende uma visita e venha nos conhecer! 
 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS