Relatório Social Bom Jesus
Introdução
Frutos e Sementes

Introdução

  Frutos e Sementes

“A paz é fruto da justiça” – inspirado neste lema da Campanha da Fraternidade da CNBB, o relatório 2009 do Colégio Bom Jesus faz uma homenagem a seres humanos que fizeram a diferença em sua passagem pela Terra. Eles tanto lutaram pela paz quanto pela justiça. E o fruto de seu trabalho será herdado e respeitado por incontáveis gerações.

Que a humanidade possa ter o privilégio de ampliar essa nobre galeria cada vez mais. Mas que, acima de tudo, possamos todos levar em nossos corações e em nossas mentes um pouco dos propósitos e da determinação dessas pessoas que são verdadeiras lições de vida.

> Navegue pelas abas acima para ver cada dimensão abordada ou clique no botão ao final da página e faça o download do Relatório Social 2009 completo.

Missão

Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

Visão

Formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livres (aprender a pensar); servir a todos com alegria (aprender a fazer); e agir como verdadeiros irmãos (aprender a conviver).



Mensagem

Mensagem do Presidente


Fraternidade e Segurança Pública (A Paz é fruto da justiça)





Iniciamos o ano de 2009 focados na Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e Segurança Pública". O tema dessa campanha refl ete a preocupação da sociedade em implantar condições favoráveis para o bem-estar da humanidade. Fomos criados para o convívio fraterno. A paz e a justiça são bandeiras a serem hasteadas neste tempo contemporâneo.

Em uma sociedade cada vez mais insegura, a convivência entre as pessoas torna-se algo delicado; assim, a ligação entre a paz e a justiça é algo inegável. A paz é um objetivo fi nal que orienta os passos do atual caminhar. Enquanto a justiça é a virtude que leva à execução de atos condizentes para a busca do bem comum. A segurança pública não é garantida pela presença de vigilantes fardados e bem armados. Esta é da responsabilidade de cada cidadão. Fomos criados para a felicidade. Nascemos com potencialidade de viver a paz e o bem. É preciso despertar essa força através de ações concretas. Em pequenos atos de retidão constrói-se o bem comum, são nessas ações que a justiça se faz presente, pela constante luta de todos, individual e coletivamente, pela manutenção do bem em suas incontáveis facetas, através do caminho da justiça. Para superar a insegurança é preciso passar pelo cultivo da cultura da paz, e a educação desperta as potencialidades tanto na esfera do conhecimento das ciências como na vivência dos valores humanos.

A Associação Franciscana focou suas atividades educacionais no que existe de mais significativo na mística franciscana – A FRATERNIDADE. A origem comum e a vivência quotidiana possibilitam a realização da sua missão, na participação de alunos e funcionários em projetos que visam a uma educação ética, com qualidade, capaz de resgatar e incorporar os valores da solidariedade, fraternidade e respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos.

É preciso perceber que fazemos parte de um mundo onde nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. "A paz é fruto da justiça" (Is 32, 17), por isso não podemos alcançar uma paz real, duradoura, se não forem antes resolvidos de maneira justa os problemas e as divergências que existem entre os dois lados.

O Relatório Social 2009 dá continuidade a ações de valores humanos. Temos algumas atividades novas em parceria com outras entidades. Como exemplo, a parceria com o SESC que visa garantir aos mais necessitados uma educação exemplar. Jovens de condição social menos privilegiada buscam, em pé de igualdade com classes sociais tidas como ricas, adquirir a mesma capacitação e formação para o mercado de trabalho. O SESC, a partir da seleção de crianças e jovens carentes, em parceria com o Bom Jesus, fornece escolaridade e possibilita melhores oportunidades de trabalho a esses jovens. Assim acreditamos que a segurança pública é decorrência de uma educação consciente para um mundo fraterno e humano onde reina a Paz e o Bem. Plantando-se a árvore da justiça social e cultivando-a, os frutos virão. Jesus nos diz "a paz esteja convosco" (Lc 24, 36) desejando que a humanidade caminhe pela retidão da justiça social, a fim de que possa ser proporcionado "o estado de paz", próspero e benéfico a todos.

Frei Guido Moacir Scheidt, ofm



Perfil
Bom Jesus

Perfil

 | Bom Jesus



“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”
Zilda Arns (Trecho do último discurso)

No Perfil Bom Jesus, disponível abaixo para download, você encontra os seguintes conteúdos:

- Virtudes Franciscanas
- Oração da Campanha da Fraternidade 2009
- Mensagem do Presidente
- História do Bom Jesus
- Unidades
- Diálogo com as partes interessadas
- Sistema de Gestão

Dimensão
Ensino, Pesquisa e Extensão

Dimensão

 | Ensino, Pesquisa e Extensão



“Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.”
Martin Luther King

Na Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão, disponível abaixo para download, você encontra os seguintes conteúdos:

- Proposta Pedagógica
- Perfil dos alunos
- Projeto Virtudes
- Tempo Franciscano
- Campanha da Fraternidade
- Esporte e Lazer
- Arte e Cultura
- Qualidade de Ensino
- Reconhecimentos recebidos
- Bom Jesus no Vestibular
- Comunicação com os alunos

Dimensão
Institucional

Dimensão

 | Institucional



“Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso.”
Madre Teresa de Calcutá

Na Dimensão Institucional, disponível abaixo para download, você encontra os seguintes conteúdos:

- Compromisso com os Funcionários
- Formação e Desenvolvimento
- Comunicação com os Funcionários
- Política de Remuneração, Benefícios e Incentivos
- Saúde, Segurança e Qualidade de Vida
- Integração
- Atração e Retenção de Funcionários
- Solidariedade e Ação Social
- Funcionário em Destaque

Dimensão
Social

Dimensão

 | Social



“Desde que nós vivemos espiritualmente, ferir ou atacar outra pessoa é atacar a si mesmo. Embora nós possamos atacar um sistema injusto, nós sempre temos que amar as pessoas envolvidas.”
Mahatma Gandhi

Na Dimensão Social, disponível abaixo para download, você encontra os seguintes conteúdos:

- Inclusão Social
- Colégio SESC São José
- Concessão de Bolsas de Estudo
- Programas de Alfabetização
- Sistema de Ensino Bom Jesus apóia escolas
- Assistência à Casa Maternal Dona Paula
- Pastoral
- Combate à Gripe A

Dimensão
Ambiental

Dimensão

 | Ambiental



“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Oh, Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna.”
São Francisco de Assis

Na Dimensão Ambiental, disponível abaixo para download, você encontra os seguintes conteúdos:

- Ações Ambientais de Destaque
- Reciclagem e Tratamento de Resíduos

Agradecimentos
Organizadores

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento; e o segundo, semelhante a este é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Evangelho de São Mateus 22, 37-40

Agradecimentos



Ao longo destas páginas, discorremos sobre personalidades de feitos fascinantes e sobre as conquistas de uma instituição que não mede esforços quando se atém a cumprir sua missão. Mas para a produção do presente relatório e a perpetuação das informações nele contidas, fez-se necessária a participação de agentes fundamentais, e é a eles que direcionamos agora os nossos agradecimentos.

Nosso muito obrigado a todos os funcionários da AFESBJ. Cada qual deu sua significativa e imprescindível parcela de contribuição com as ações aqui apresentadas, fazendo deste documento um motivo de orgulho para todos, e dando a certeza de que estamos preparados para registrar resultados e êxitos ainda maiores.

Em cada colaborador podemos encontrar um pouco da determinação de Dona Zilda, o lado sonhador de Luther King, a doçura de Madre Teresa, a gentileza de Gandhi, a simplicidade franciscana, o verdadeiro espírito cristão. Sendo assim, este relatório não é feito de grandes vultos do passado, mas sim de anônimos e indispensáveis ativistas do presente. Gente que perpetua o pensamento e a missão destes exemplos de virtude em estado de graça. Refletindo sobre o legado destas personalidades estamos, ao nosso modo, procurando contribuir para transformar sonhos em realidade, seja nos sorrisos de nossas crianças, seja no ingresso de um novo profissional no mercado que irá cuidar de vidas, obras e novos sonhos.

A todos, nosso muito obrigado. Vocês é que verdadeiramente escrevem as páginas de nossa história.

Organizadores



Gerente do Departamento de Planejamento, Controladoria, Auditoria e Qualidade: Luiz Fernando Fabri
Coordenação: Gislene Regina Durski
Assistente de Coordenação: Edilaine Nascimento de Oliveira
Colaboração na Redação: Frei Jaime Spengler
Revisão: Elizangela Pereira Brito
Contador: Luis Söthe CRC/SP – 185.763/0-7 S/PR
Fotografias: Banco de Imagens da AFESBJ
Projeto Gráfico: Editorial Design



© 2010 AFESBJ - Todos os direitos reservados